Heraldica da Piedade
Tive o privilégio de participar em duas ocasiões festivas no último fim-de-semana na Piedade.
A Festa da Padroeira que incluiu o Dia da Freguesia e a Festa da inauguração da nova Escola com Gimnodesportivo, da Ponta da Ilha, presidida pelo Presidente do Governo dos Açores, Dr. Vasco Cordeiro.
José Manuel Silva Freitas
Foram momentos marcantes para a comunidade cristã e afinal para toda a comunidade da Ponta da Ilha, já que a nova escola irá servir às crianças das freguesias da Ribeirinha, Calheta de Nesquim e Piedade, conforme afirmou o Eng. Roberto Silva, presidente da câmara, no discurso de inauguração e cito com a devida vénia: “A escola da Ponta da Ilha e o pavilhão gimnodesportivo, que hoje mostramos à comunidade, são obras da maior importância para a educação das nossas crianças e jovens, e para a prática desportiva de pessoas de todas as idades, com claros benefícios para a saúde e bem-estar de todos, em especial para quem vive nas freguesias da Piedade, Ribeirinha e Calheta. Em boa verdade, a nova escola da Ponta da Ilha, onde devem ser lecionados, para além do ensino pré-escolar e do 1º ciclo, os 5º e 6º ano de escolaridade, tem espaços especializados e valências que deverão ser disponibilizados aos mais jovens e aos mais idosos, por exemplo na área das novas tecnologias, da leitura, da música e do convívio.” (fim de citação)
Quanto à Festa de Nossa Senhora da Piedade podemos dizer que foi igual ao que nos habituou nos últimos anos. Novenas muito concorridas, dia da festa com duas missas na imponente igreja paroquial e procissão sempre muito concorrida.
|
Na 6ª feira, a Junta de Freguesia comemorou o Dia da Freguesia com sessão solene na Igreja onde, depois de um interessante historial sobre o que tem sido ao longo das últimas décadas, os serviços de saúde prestados e aqueles que os protagonizaram - trabalho de recolha muito interessante da autoria do presidente da Assembleia de Freguesia, José Manuel Silva Freitas que merece ser publicado – e nessa consonância foi homenageada a título póstumo a Sra. Maria Amélia Soares (Boim) que faleceu há poucos anos no Lar Rainha Santa Isabel, na vila de São Roque, representada pelo seu filho Arnaldo Boim. Aliás esta estimada e benemérita senhora foi ali admitida, no mandato em que lá desempenhei as funções de Provedor e pude aquilatar do seu fino trato e esmerada educação, sendo uma senhora de grande autonomia intelectual, a quem também aqui deixo expressa a minha sentida homenagem.
Estão pois de parabéns os piedadenses por tudo isto que vai acontecendo na sua freguesia e que muito os deve orgulhar.
Da nossa parte apreciámos o elevado civismo que decorreram em ambas as circunstâncias e o elevado número de cidadãos e fiéis numa e noutra circunstância que nelas participaram.
Voltar para Crónicas e Artigos |